Vereadora do Amazonas gera revolta após dizer em sessão que “tem mulher que merece apanhar”

A Câmara Municipal de Borba (AM) foi palco de uma grande polêmica nesta semana. A vereadora Elizabeth Maciel, conhecida como Betinha (Republicanos), declarou durante uma sessão que “tem mulher que merece apanhar”. A fala foi registrada em vídeo e rapidamente circulou pelas redes sociais, provocando indignação e uma onda de críticas.

No discurso, a parlamentar chegou a afirmar que já teria presenciado casos em que mulheres se machucaram propositalmente para acusar homens de agressão, reforçando sua fala de que apoiava a violência em determinadas situações. A declaração gerou reações imediatas de entidades de defesa dos direitos das mulheres e de internautas que apontaram o retrocesso e a gravidade da posição da vereadora.

Após a repercussão negativa, Betinha utilizou suas redes sociais para se retratar. Em nota, classificou o que disse como “uma fala infeliz e totalmente inadequada”, destacando que o episódio serviu de lição. A vereadora também prometeu “adotar mais cuidado, responsabilidade e respeito” em suas futuras manifestações públicas.

O caso reacendeu o debate sobre violência de gênero e o papel de representantes políticos no combate – e não na legitimação – desse tipo de crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *