O apagão, que durou cerca de 15 minutos na noite desta segunda-feira, afetou 20 estados e o Distrito Federal, com origem em Curitiba.
Porto Velho, RO – Mais de 280 mil moradores de Rondônia ficaram sem energia elétrica na noite desta segunda-feira (13). O apagão, de curta duração, mas de grande impacto, ocorreu entre 23h35 e 23h46 e afetou diversas regiões do estado.
A interrupção no fornecimento não foi um problema isolado de Rondônia. De fato, o evento atingiu pelo menos 20 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A Causa do Problema
A origem do blecaute está fora da Região Norte. Conforme o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias. Esta subestação está localizada em Campo Largo (PR), na Região Metropolitana de Curitiba.
As companhias de energia, incluindo a Energisa, informaram que houve uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). No entanto, a causa exata do incêndio na subestação de Bateias ainda está sob investigação.
A Energisa confirmou o impacto em Rondônia, onde mais de 280 mil rondonienses tiveram o serviço interrompido por cerca de 15 minutos.
Em suma, o ocorrido na noite de segunda-feira demonstrou a vulnerabilidade do sistema elétrico nacional, já que um único incidente no Sul do país consegue impactar milhões de consumidores em todo o Brasil.

