Dia Nacional dos Surdos é celebrado pela Assembleia Legislativa de Rondônia

Setembro Azul reforça identidade linguística e luta por inclusão da comunidade surda

Setembro é um mês de intensa mobilização pela conscientização e valorização da comunidade surda em todo o mundo. Conhecido como “Setembro Azul” ou “Orgulho Surdo”, o período reúne datas marcantes como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23 de setembro), o Dia Nacional dos Surdos (26 de setembro) e o Dia Mundial dos Surdos (30 de setembro). Assim, essas celebrações reforçam a identidade linguística da comunidade surda e a luta por inclusão efetiva na sociedade.

No Brasil, o Dia Nacional dos Surdos foi instituído em homenagem à fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, no Rio de Janeiro. Desde então, esse marco histórico representa um divisor de águas para a educação formal de pessoas surdas no país.

Segundo Danilo Ramos, presidente da Associação de Surdos de Porto Velho (ASPVH), essas datas possuem grande relevância simbólica e política.

“Representam momentos de luta, conquistas e reafirmação da identidade surda”, destacou.

Além disso, para a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Cleidiane de Melo, o dia 26 carrega significados profundos.

“É um dia especial para um povo que sofre preconceitos e que ainda vive numa sociedade que não os compreende como capazes de ser e viver como qualquer outra pessoa. Eles não se percebem como deficientes, mas como surdos, donos de uma língua e plenamente capazes de comunicação”, ressaltou.

Ações da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia tem intensificado ações para promover acessibilidade e inclusão. Dessa forma, a Casa reforça o compromisso institucional com o diálogo junto à comunidade surda. Portanto, o Setembro Azul é também uma oportunidade de ampliar debates, fortalecer políticas públicas e dar visibilidade às demandas dessa população.ogo junto à comunidade surda. Para o Parlamento rondoniense, o Setembro Azul é também uma oportunidade de ampliar debates, fortalecer políticas públicas e dar visibilidade às demandas dessa população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *